terça-feira, 12 de julho de 2011

Tipos de Espiritismo


      No espiritismo existem várias ramificações mas em sua essência é a mesma. Crêem na possibilidade de comunicação com os mortos, na capacidade do homem de conseguir a salvação por seus méritos e crêem na reencarnação. Ou seja, existem muitos ramos mas esses pertencem a mesma árvore. Vejamos essas ramificações:

Espiritismo comum
      Normalmente nessa classificação estão incluídas as práticas dedicadas a adivinhação como: quiromancia (adivinhação pelo exame das linhas das mãos), cartomancia (adivinhação pelas cartas de jogar), grafologia (adivinhação através da escrita), hidromancia (adivinhação por meio da água), astrologia (adivinhação através dos astros). Também temos a numerologia, psicografia, hipnose e regressão.

Baixo espiritismo
      É o resultado do sincretismo da religião dos africanos, religião dos índios, religião católica, religião kardecista e práticas do ocultismo. Estão nessa classificação: o satanismo, bruxaria, magia negra, vodu, candomblé, umbanda e quimbanda.


Espiritismo científico ou alto espiritismo
      É também chamado "espiritismo ortodoxo" ou "espiritualismo". É a prática espírita elitizada e racionalista. Normalmente não se apresenta como uma religião. E muitas vezes se manifestam como uma "sociedade" , como por exemplo a LBV (Legião da boa vontade) fundada pelo já falecido Alziro Zarur, hoje dirigida por Paiva Neto. Estão nessa classificação o teosofismo, o esoterismo, o kardecismo e a parapsicologia.

Um comentário:

  1. Olá, utilizei o conteúdo do seu blog como base para minha tarefa de faculdade, as referência foram devidamente inclusas... muito obrigado !!!

    ResponderExcluir